1º ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA

Para fortalecer a agroecologia no Estado de Rondônia, realizou nos dia 31/07 a 03/08/2008 no município de Ouro Preto do Oeste o 1˚ Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia (I EEARO) .
O evento teve a participação massiva dos agricultores e agricultoras, somando 80% do publico presente. A sede por informações e experiências agroecológicas se fez claro com a participação ativa, nos questionamentos e nas trocas de saberes, produtos e sementes dos mesmos.
O evento contou com painéis sobre agroecologia, economia solidária, agrobiodiversidade e delineou as metas e os desafios da agroecologia para o Estado de Rondônia.

Foto: José Ossak, agricultor de Seringueiras do Projeto Natureza Viva do Vale do Guaporé.

No dia 01, sábado pela manhã houve as oficinas onde os agricultores, ribeirinhos, indígenas em fim, as comunidades tradicionais puderam expor as suas práticas agroecológicas e de economia solidária, sendo que destas oficinas foram encaminhados os temas e demandas a serem trabalhadas pela AROA e as ações para o fortalecimento da AROA.
As exposições dos produtos da agricultura agroecológica, a troca de sementes e a festa camponesa enceraram as atividades do Primeiro encontro Estadual de Agroecologia com “chave de ouro”.
Como primeira experiência no Estado, podemos dizer que o I EEARO foi muito bom, pois atingiu o publico esperado e a AROA pode fortalecer seus laços e sua luta em prol da agroecologia no Estado de Rondônia. Muitos desafios foram lançados e mais ainda hão de surgir, cabe a AROA e a cada integrante dela assumir seu papel como componente e co-responsável.
AROA é uma “criança recém nascida” que precisa de todos os cuidados, da dedicação de todos os envolvidos para que possa crescer forte e saudável e que possa trazer boas reflexões e ações concretas na área da agroecologia no estado de Rondônia.
Roseli Maria Klauck Magedanz CPT RO

O que é a AROA: A AROA ARTICULAÇÃO RONDONIENSE DE AGROECOLOGIA, tem a finalidade de propor, de forma participativa, ações e iniciativas de uso sustentável dos recursos naturais existentes, com base na produção agroecológica, no envolvimento e comprometimento dos atores sociais nos processos organizacionais e produtivos.
Quem compõem a AROA: é composta pelas seguintes organizações: Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, CEPLAC, EMBRAPA, FETAGRO, Projeto RECA, Projeto natureza Viva, COOACARAM/ACARAM, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, IBAMA, SEMATUR/OPO, DFDA, INCRA, ALPA, COOPFLORA, COOTRARON, ORG. PANDEREJ, TERRITÓRIOS, junto com a VIA CAMPESINA: MST, MPA, MAB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam