terça-feira, 13 de maio de 2014

Seminário em Cacoal apresenta inovações para agricultura familiar

Segundo dados da Semagri, Cacoal conta com 70% de sua população formada por produtores rurais
Começou hoje e vai até amanha a segunda edição do Seminário de Gestão para a Agricultura Família, com a temática: “Inovar para Continuar”. O evento acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Cacoal, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Aliança da Terra, Kanindé e STTR, conta com painéis, palestras e apresentação de trabalhos voltados para o público interessado em experiências sustentáveis na produção rural.

Segundo dados da Semagri, Cacoal conta com 70% de sua população formada por produtores rurais e em 2013 aconteceu o seminário com foco geral da agricultura e a demanda agora é a agricultura familiar. Dentre os temas a serem debatidos estão o Licenciamento e Atividades das organizações locais, Cadastro e Adequação Socioambiental e novas formas de aumento de produção.

“O foco é apresentar, dialogar e debater sobre boas práticas de manejo em diversas opções de produção em Cacoal, como o café clonal, piscicultura, pecuária de pequeno porte, cacau, hortifrutigranjeiros, agroecologia e agroindústria”, explica o Secretário Clarindo Rosa da Semagri. “O evento vem também para elaborar um plano de ação para a agricultura familiar de Cacoal”, completa.

A abertura do evento contou com o painel, “Boas Práticas na Agricultura Familiar”. Durante o dia a programação se estende e às 17 horas o painel que apresenta o Cenário Atual da Agricultura em Cacoal será abordado. O evento termina amanha, com a apresentação do tema “Eficiência na Produção e Licenciamento” e vai até o final da tarde com as conclusões dos debates.

“Queremos dar um destaque para as ações da Secretaria de Meio Ambiente com as ações e levantar a reflexão de uma melhoria de qualidade de vida por meio do desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente, o não uso de veneno e evitar o êxodo rural em conjunto com os parceiros que temos neste evento numa grande trabalho, que surgirá daqui”, comenta José Aparecido Limeira da Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente.Começou hoje e vai até amanha a segunda edição do Seminário de Gestão para a Agricultura Família, com a temática: “Inovar para Continuar”. O evento acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Cacoal, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Aliança da Terra, Kanindé e STTR, conta com painéis, palestras e apresentação de trabalhos voltados para o público interessado em experiências sustentáveis na produção rural.

Segundo dados da Semagri, Cacoal conta com 70% de sua população formada por produtores rurais e em 2013 aconteceu o seminário com foco geral da agricultura e a demanda agora é a agricultura familiar. Dentre os temas a serem debatidos estão o Licenciamento e Atividades das organizações locais, Cadastro e Adequação Socioambiental e novas formas de aumento de produção.

“O foco é apresentar, dialogar e debater sobre boas práticas de manejo em diversas opções de produção em Cacoal, como o café clonal, piscicultura, pecuária de pequeno porte, cacau, hortifrutigranjeiros, agroecologia e agroindústria”, explica o Secretário Clarindo Rosa da Semagri. “O evento vem também para elaborar um plano de ação para a agricultura familiar de Caco

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), Emater, Embrapa, Coopercacoal, Central das Associações de Cacoal, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Reforma Agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.