domingo, 11 de maio de 2014

EFAs de Rondônia planejam mobilização em Ji Paraná

Mobilização: EDUCAÇÃO DO CAMPO TRANSFORMANDO REALIDADES

Efa Ezequiel Ramin de Cacoal. Foto Decom
A pedagogia da alternância, implantado pela AEFARO por meio das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), é um processo educacional do campo, adotado no Brasil a mais de 45 anos, fixado em Rondônia desde 1992, com 06 centros educacionais, sendo 05 com médio técnico profissionalizante e 01 de ensino fundamental, atualmente com aproximadamente 800 educandos envolvendo mais de 600 famílias de agricultores.
A metodologia educacional das EFAs busca despertar nas famílias, através dos jovens, a melhoria da vida no campo por meio do conhecimento científico aumentar a renda, diminuir a evasão do campo e ampliar a produção de alimentos saudáveis, dentre outras finalidades.
A implantação de políticas públicas para apoio dessas instituições tem sido uma luta constante durante esses mais de 20 anos das EFAs em Rondônia e União por meio do INCRA através do PRONERA (Programa Nacional de Educação em áreas de Reforma Agrária).  
Acontece que o Governo de Rondônia ainda não realizou nenhuma ação concreta de apoio as EFAs, e o PRONERA encontra-se estacionado dentro do INCRA desde março de 2013.
Diante destas dificuldades as EFAs, a exemplo da EFA Vale do Guaporé, que por falta de repasse de recurso tanto do Governo do Estado quanto do INCRA (PRONERA) irá fazer uma grandiosa manifestação em JI-PARANA no INCRA iniciando dia 20 e expandir ATÉ A FEIRA RONDÔNIA RURAL SCHOW caso não seja cumprido a promessa do Governo Estadual e do INCRA.
A mobilização contará com a participação de educandos e suas famílias em tempo integral e é denominada EDUCAÇÃO DO CAMPO TRANSFORMANDO REALIDADES é uma realização da AEFARO/EFAS com apoio da FETAGRO, CPT e MPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.