Conflito com deputado ruralista Valdir Colatto em Vilhena, Rondônia
Técnico do Incra e posseiros em vistoria nos lotes de Vilhena requeridos por Valdir Colatto. Foto adilson |
O ruralista do PMDB/SC Valdir Colatto. foto reci3e |
Arredor de 120 famílias com posses antigas nas proximidades de Vilhena estão ameaçadas de despejo. O local, situado nos Lotes 76, 77 e 78, setor 12 da Glevba Corumbiara, existem numerosas famílias de posseiros, organizados no Acampamento Nova Vida, mais conhecido como Associação do Aeroporto. A terra estava abandonada, correspondendo a uma CATP (Contrato de Alienação de Terras Públicas) título provisório tendo como requerente o deputado federal ruralista Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina. Posseiros afirmam que o mesmo jamais esteve no local
Dois grupos, de 120 famílias e 40 famílias de agricultores, e com numerosas benfeitorias e investimentos públicos no local, tem requerido há anos a regularização fundiária.
Valdir Colatto tinha mandado declarar em audiência pública da Ouvidoria Agrária, em 15 de março de 2012 em Vilhena, a través do deputado de Rondônia Carlos Magno, que renunciava a despejar o povo enquanto a justiça federal não decidir a titularidade da área.
Porém a declaração não foi cumprida e requereu na justiça a reintegração de posse no intento de forçar a negociação.A justiça também não definiu a retomada da área como terra pública.
Segundo informações locais o Incra tem realizado os dias 14 e 15 de Junho de 2013 um trabalho de vistoria no local, (Lote 76/77 e 78, do setor 12 da Gleba Corumbiara) em Vilhena. O técnico do INCRA Sérgio Eugênio, servidor da unidade avançada de Pimenta Bueno, realizou os trabalhos. O superintendente do INCRA Rondônia Luis Flávio de Carvalho deve viajar para Brasília na tentativa de negociar o fim deste conflito existente na região. Um dos numerosos na região de Vilhena envolvendo áreas com CATPs e outros títulos provisórios da época da colonização.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos suas opiniões e informações.