segunda-feira, 6 de maio de 2013

MAB inaugura unidade de produção sustentável

Entre os dias 25 e 27 de abril foi realizado o encontro de construção e inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), das 50 previstas para o estado de Rondônia.

No distrito de Triunfo, região atingida pela barragem de Samuel, houve um momento de formação e trabalho em mutirão para levantar as estruturas das hortas com a presença dos atingidos pelas usinas de Santo Antônio e de Jirau, famílias atingidas pela usina de Samuel, mais de 30 atingidos vindos assentamentos Joana D´Arc, do reassentamento Morinhos, e atingidos de Itapuã.

Horta PAIS em Triunfo, Rondônia
O PAIS é um projeto que consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar no entorno deste sistema. Com a implementação dos PAIS, o MAB discute, propõe e fortalece a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e insumos químicos, o auto sustento e a geração de renda na agricultura familiar, responsável pela maior parte da alimentação do povo brasileiro.

No encontro foi discutido o histórico de luta e conquistas do MAB, foi repassado o processo de implementação passo-a-passo do sistema PAIS e a importância do método organizativo do movimento para a implementação efetiva do programa nas regiões.

No dia 27, durante o ato político, Daniela Nascimento de Oliveira, militante do MAB e beneficiária do primeiro PAIS de Rondônia, reafirmou a importância do sistema PAIS para sua família e a importância da construção coletiva da horta, agradecendo a todos que contribuíram.

Foto e texto: MAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.