Polícia despeja acampamento e prende 05 em Teobroma


Sem Terras pedem intervenção do prefeito Alex Testoni para solução do impasse
Acampametno despejado tinha muitas famílias em procura de terra.  Foto jaruonline
Segundo informações recebidas na assessoria da CPT RO, as famílias do Acampamento Bom Futuro, de Teobroma, foram despejadas do mesmo segunda feira passada, dia 25 de fevereiro de 2013. O acampamento tinha ocupado a terra o passado dia 17 de dezembor de 2012.

Por outro lado, cinco pessoas foram presas pela polícia na mesma cidade de Teobroma acusadas pelo fazendeiro Rondaldo lanzer Lima de invadir as terras dele.


Cinco pessoas são presas em nova ocupação.
Por outro lado, segundo o site jaruonline, o domingo dia 24 a polícia também prendeu cinco agricultores sem terra, em Teobroma, após terem sido acusados o dia anterior pelo pecuarista Ronaldo Lanzer Lima, de formar parte dum grupo superior a 10 pessoas "fortemente armados" que teria ocupado sua propriedade,  proibindo a entrada e a saída de pessoas naquele local. 

Polícia prende sem terras que invadiram fazenda nesta final de semana em Theobroma
Três homens e duas mulheres foram presos em Teobroma acusados de ocupar uma área. foto jaruonline.
Na tarde do domingo (24.2.13) duas guarnições da Polícia Militar se deslocaram até a área, e encontraram na propriedade apenas três homens, duas mulheres, além de alguns menores. As armas mencionadas pelo fazendeiro não foram encontradas, e no local estavam sendo construídas tendas, para abrigar as famílias.

Polícia prende sem terras que invadiram fazenda nesta final de semana em Theobroma
As únicas armas achadas ao grupo: Uma faca de cozinha, um ganivete,
uma corrente e  um foguete. Foto jaruonline
Pelas fotografias foram encontrados apenas uma faca de cozinha e um ganivete, apesar do qual foi dado voz de prisão aos cinco maiores encontrados no local, os quais foram conduzidos para prestarem depoimentos na delegacia de Polícia Civil da cidade de Jaru,  sendo liberados e respondendo apenas por esbulho possessório.

Despejados tinham sido defendidos pela CPT no INCRA.
Ainda poucos dias antes, o dia 18 de fevereiro, a CPT tinha colocado a problemática do grupo de Bom Futuro em pauta em reunião com o INCRA de Rondônia, obtendo como único resultado que "a ouvidora agrária regional, Márcia do Nascimento Pereira, informa que fez contato com o gabinete do Prefeito Álex Testoni, através de ofício, a fim de que o prefeito manifeste se há de fato interesse em vender a área ao INCRA". Segundo os acampados, Álex Testoni, teria afirmado no rádio que iria comprar a terra do irmão dele para fazer assentamento para o povo naquela área.

Sem Terras pedem intervenção do prefeito Alex Testoni para solução do impasse
Acampamento Bom Futuro, em Teobroma, ro
foto jaruonline
Sem Terras pedem intervenção do prefeito Alex Testoni para solução do impasse
180 famílias do Acampamento Bom Futuro foram despejadas.
fotojaruonline 










A informação não se confirmou. Segundo Ouropretoonline.com o grupo de 180 sem terras que ocupam há dois meses a propriedade rural da família Testoni, de 2.700 alqueires, localizada na linha C-38 Km 35, interior do município de Theobroma, estiveram na manha da quinta feira (2102.13) na Prefeitura Municipal da cidade de Ouro Preto do Oeste, em busca de um contato com o prefeito Alex Testoni.

O grpo apenas foi atendidos pelo chefe de gabinete do prefeito, Moizaniel Niza, que ouviu a reivindicação do grupo e informou que apesar dele ser representante do prefeito apenas em assuntos públicos, iria tentar atende-los da melhor forma possível, uma vez que o prefeito não se encontrava.

O grupo do acampamento bom futuro na prefeitura de Ouro Preto. Foto  ouropretoonline

Segundo esta matéria, o líder dos sem terras, identificado como Paraguai, falou que o objetivo dos trabalhadores ali, era um diálogo com o prefeito para saber se ele teria interesse em negociar a terra com o governo, mas novamente foi informado que a propriedade invadida não é de propriedade do Prefeito Alex Testoni, mas sim do seu irmão, o empresário e pecuarista Helder Testoni.

Sem Terras pedem intervenção do prefeito Alex Testoni para solução do impasse
Acampamento Bom Futuro, Teobroma ro.
foto jaruonline

O site Jaru Online esteve em contato com o Prefeito Alex Testoni, ressaltou que a área é de propriedade de seu irmão, Helder Testoni, a mais de 12 anos, lembrando ainda que apesar da área ser de seu irmão ele não a conhece e nunca esteve nela, mas torce para que haja uma solução pacífica para o impasse. 

O fato é que quatro dias depois, o dia 25, a polícia executava a  ordem de reintegração de posse.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam