Mais de cem famílias confinadas na Escola de Rio Pardo
Após negociação com o governo federal, o ex-governador Ivo Cassol, conseguiu manter na Flona Bom Futuro, fazendeiros com significativa criação de gado, e pequenos agricultores do distrito Rio Pardo.
Pelo acordo o Estado ofereceu reserva estadual, que seria alagada pela hidrelétrica Jirau em troca de parte da Floresta Bom Futuro.
A maioria das famílias ocupou a escola do distrito de Rio Pardo e ali está em situação muito precária. As classes transformaram-se em quartos para quatro ou cinco famílias que utilizam colchas, cobertores e panos para demarcarem seus espaços.
Há na escola, de madeira, quatro sanitários: dois masculinos e dois femininos.
Perambulam pelo corredor da escola, com várias goteiras, gatos, cachorros e crianças. Isto sem falar nos adultos, principalmente os homens inconformados com a situação.
As mulheres se revezam no preparo da alimentação, enviada pela prefeitura e, sobretudo pelas doações. Elas também se organizaram para aprender e ensinar trabalhos manuais em pequenos grupos. Os homens procuram diárias para suprir as necessidades da família.
Os agricultores encontram-se revoltados pelo fato de que quando foi feito o acordo com o governo federal, o ex- governador Ivo Cassol, combinou com os fazendeiros, no palanque, que estes deveriam repartir suas terras com os que ficariam fora da área permutada. Todos concordaram e ambos os grupos aplaudiram a solução encontrada.
Nada legalizado, nada escrito. Deu nisso.
Até quando nosso povo vai acreditar em promessa de palanque?
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos suas opiniões e informações.