REVOLUÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Aqui há Novidade!

É a impressão que se tem quando se chega à propriedade da família do Alexssandro, conselheiro da CPT RO no vale do Anari.

Uma singela e ampla casa de madeira rodeada de árvores frutíferas e ornamentais. Um sombreamento harmonioso torna o ambiente muito agradável e bonito.

Uma pequena estrada que corta o riacho, onde além da mata ciliar se plantou açaí e pouco adiante muitas mudas de mogno que se encontram bem planejadas por toda a propriedade.

  À esquerda da estrada, acima da moradia um belo bosque onde no sombreado se tem uma plantação de cacau. Mais acima o cafezal também sombreado. Na margem esquerda da estrada uma horta do PAIS/Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que é uma modalidade de horta consorciada com criação de galinhas de forma circular onde se aproveita o estrume das galinhas e verduras para alimentação delas. Há uma plantação de cana, bananal, mamão e legumes como quiabo, maxixe, batata doce etc.


 Há uma plantação de maracujá, onde no centro se plantou árvores de leguminosa cujas folhas são ricas em nitrogênio. Bem acima se encontra a pastagem com gado leiteiro.



 
 O Alex e seu pai estão continuamente participando de formação o que permite que sua propriedade seja considerada modelo. Foi nos seminários que aprendeu a importância dos SAF’s (é um sistema de tecnologia de uso da terra onde se combina culturas agrícolas, árvores, arbustos, palmeiras em associação deliberada para melhorar a produção de forma sustentável).


                                                              IMPORTANTE: A família não utiliza agrotóxico e pertence a um grupo de agro ecologia que fornece alimentos para a merenda escolar. Os filhos jovens trabalham, moram na propriedade e estudam no colégio próximo.

Parabéns Senhor Manfredo que apesar de viúvo há cinco anos, não desestruturou sua família e tornou sua propriedade sustentável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam