segunda-feira, 25 de junho de 2012

Grupo de Agroecologia realiza Análise de Solo.




Em parceria com o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e a Comissão Pastoral da Terra – CPT, o grupo de agroecologia no Assentamento Flor do Amazonas localizado no município de Candeias do Jamari - RO realizou um Seminário de Análise de Solo.
                                                                                                                                                            
O Seminário aconteceu nos dias 21 e 22 de junho no barracão da Escola família Agrícola/AEFACAJ  com a participação de 30 agricultores. A assessoria foi dos companheiros do MPA Isnardo, Elenilson e Josué do assentamento Quatorze de Agosto, os quais participaram de um curso com o pesquisador Sebastião Pinheiro e um treinamento com o mesmo no assentamento Quatorze de Agosto e já estão repassando esse conhecimento para outros assentamentos.


  
O objetivo principal do seminário foi incentivar os agricultores a observarem a qualidade de seu solo, o que o fortifica ou o destrói. Por exemplo, o que fortifica: uso de leguminosa, não utilização de fogo, nem de agrotóxico. Também a utilização do trator e da pastagem deve ser feita com cuidado, pois essa prática compacta a terra e a degrada.





Este conhecimento foi mais uma ferramenta para fortalecer a prática do grupo de agroecologia do assentamento Flor do Amazonas.






As amostras sugerem as situações pelas quais a terra passou, ou seja, uso de agrotóxico, compactada com gado ou trator. Evidenciam também a baixa e alta fertilidade do solo entre outros elementos. 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.