Rondônia cria Comité Estadual da Campanha contra os Agrotóxicos


O SEMINÁRIO aconteceu no dia 31 de março de 2012 no Centro de Formação Diocesano, bairro Dom Bosco na cidade de Ji-Paraná, com a participação de aproximadamente 80 pessoas oriundas de 23 municípios do estado, além de diversos movimentos e entidades que compõem a Via Campesina. Este SEMINÁRIO é fruto da Campanha Permanente contra o uso do Agrotóxico, lançado em nível Nacional pela Via Campesina, em abril de 2011. Tendo como pauta: Apresentação da Campanha, lançamento do filme “O veneno está na mesa” (de Silvio Tendler), debate sobre a disponibilidade das organizações, construção da estrutura organizativa e agenda de atividades. No final do mesmo escolheu o Comité Estadual da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos.
A Campanha Permanente contra o uso do agrotóxico e pela vida, trás um alerta para a sociedade brasileira para o uso exagerado de veneno. Desde 2008 o Brasil assumiu o posto de maior mercado de agrotóxicos do mundo. Em 2009, nada menos do 1 milhão de toneladas de veneno foram jogados no campo brasileiro, o que representa cerca de 5,2 quilos de agrotóxicos por pessoa no país. O Brasil permite a utilização de uma série de substâncias e agrotóxicos que foram banidos de diversos países, justamente porque estudos já foram comprovados que seu uso causa terríveis danos ao ser humano e ao meio ambiente. Entre os problemas que afetam a saúde estão à má formação de fetos, problemas de reprodução, fertilidade, neurológicos e de fígado; desregulação hormonal, cegueira, paralisia, depressão, contribuição para a formação de cânceres.

Dentre esses agrotóxicos banidos de outros países estão a Endosulfan (banido de 45 países), Cihexatina (proibido na União Europeia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Japão, Líbia, Paquistão e Tailândia), e Metamidofós (proibido na União Europeia, China, Índia e Indonésia), todos altamente tóxicos.

Após reflexão em grupos e debates em plenária foi formado o Comitê Estadual da Campanha Permanente contra os agrotóxicos e pela vida. Com representatividade dos diversos municípios presentes no Seminário.

Ainda foi distribuído material da campanha como, cartazes e folder e o ABAIXO ASSINADO que será enviado a presidenta Dilma Roussef, exigindo providências para o banimento imediato no país de toda importação, produção e comercialização de agrotóxicos e substâncias já proibidas no exterior. Afinal o povo brasileiro está sujeito a sofrer as mesmas consequências da contaminação por estes agrotóxicos que os seres humanos de qualquer lugar do mundo.
PELO BANIMENTO DOS BANIDOS! ASSINE VOCÊ TAMBÉM ESTE ABAIXO ASSINADO.

Comentários

  1. Ótima iniciativa, esta campanha permanente pela a vida e contra os agrotoxicos e importante para abrir caminhos para a construção de um outro modelo de agricultura com base na agroecologia, respeitando a vida em suas diversas dimensoes..Claudio Sandos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam