Mulheres indígenas de Rondônia em assembléia

Menina indígenas oro wari
da aldea de Sagarana
Entre os dias vinte e cinco a vinte e sete de abril de dois mil e onze, no Centro Arquidiocesano de Pastoral no Km 13 da Br 364, aconteceu a Assembléia da OMIRAM – Organização das Mulheres Indígenas de Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso, com representantes dos povos: Cujubim, Puruborá, Aikanã, Sabanê, Kwazá, Canoé, Tupari, Macurap, Wajuru, Karitiana, Mamaindê, Parintintim, Cassupá, Arara, Aruá, Zoró, Miguelem, Oro Waram, Jaboti, Cao Oro Waje, Lakondê, Gavião, Sakyrabiar, Tawandê, Paumari. O tema que norteou a Assembléia foi “Fortalecimento do movimento e Organização das mulheres indígenas OMIRAM.

A partir da pauta sobre a valorização da mulher e a sua força cultural, bem como, a eleição da nova diretoria da OMIRAM. Foi feito uma avaliação da OMIRAM e discutindo sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres nas comunidades, dos quais destacaram a precariedade na saúde indígena como grande fator que abala as mulheres, mães indígenas que sofrem a perda de filhos por falta de atendimento.
A terra nos identifica em nossas lutas e nos fortalece na valorização de nossas matas, nossos alimentos, nossos valores, crenças e costumes tradicionais para perpetuar nas gerações futuras.
Foi feita a eleição ficando assim constituída: Maria Eva Kanoé, Analicia Makurap, Valda Braga Wajurú, Francimar Moraes da Silva Cujubim, Carla Ribeiro Soares Tupari, Leidy Laura Silva Marcelino Kwazá, Conselho fiscal: Dorvalina Sabanê, Ângela Nari Wirin Arara, Jucilete Cardoso da Silva.

 A força da Mulher Indígena
“As mulheres são semente da terra que produz frutos maravilhosos nas comunidades e na sociedade indígenas e não indígena, com suas sabedorias e luta, animando e afirmando a continuidade da especificidade cultura de seu povo, mulheres e homens somam no momento onde crescemos em nosso protagonismo”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam