Visita ao Cone Sul de Rondônia

A CPT RO esteve presente em Colorado d'Oeste, na segunda feira dia 24 de agosto, na reunião dos agentes de pastoral do Regional Sul da Diocese de Guajará Mirim. Este regional engloba as cidades de Pimenteiras, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Colorado d'Oeste. Na reunião estavam os padres e irmâs que trabalham na igreja católica nestas cidades, junto com o Bispo Diocesano, Dom Geraldo Verdier. Pela CPT RO estive o João Damásio, agente da CPT RO na região, e o Pe. Zezinho, representando a Coordenação Colegiada.



Falamos do atendimento as comunidades quilombolas e ribeirinhas de Laranjeiras e Rolim de Moura do Guaporé. Também do trabalho da CPT, que conta com o João Damásio como agente liberado para esta região. Depois de explicar os objetivos da CPT, o João explicou quais são os grupos acompanhados aos quais da atendimento prioritário. Lançamos o desafio de uma maior atividade a favor da terra e das águas e dos pequenos agricultores da região, através da criação de grupos locais de pastoral da terra.






Hoje, terça feira dia 25, realizamos visitas à paróquia e ao sindicato de Corumbiara. Veio junto a nós a Denise, representante da CPT no conselho ampliado. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais encontramos também a Neusa, que também é representante da região na CPT. O presidente e o tesoureiro do STR agradeceram o apóio que sempre a CPT deu ao trabalho dos pequenos agricultores na região, especialmente em momentos dificis como o Masacre de Corumbiara em 1995 na Fazenda Santa Elina e o assassinato do vereador Nelinho no ano seguinte.



Junto com outras pessoas da paróquia nos explicam como na Romaria da Paróquia de Corumbiara, realizada no Santuário de Aparecida neste domingo, desplegaram uma pancarta pedindo a intercessão da Padroeira do Brasil para todas as vítimas do Masacre de Corumbiara, muito bem acolhida na celebração da Basílica. Na visita à Canção Nova porém foram impedidos de desplegar a mesma pancarta.



O Pe. Jefferson, pároco de Corumbiara e Vigário Geral da Região, nos acompanha na visita ao Assentamento Adriana. Este assentamento foi acompanhado pela CPT e a Diocese de Guajará Mirim desde o início da ocupação. Aqui a energia elétrica do Programa Luz para Todos chegou faz alguns meses, a finais do ano passado, depois de um luta na qual também teve parte a CPT.







Durante a visita partilhamos o trabalho das famílias na moenda de cana e fabricação de rapadura, nos equipamentos duma das associações do local. Com este trabalho a produção de rapadura contribui a geração de renda e a sustentabilidade econômica para as famílias da comunidade.

Depois do almoço que nos ofereceram, com diversos membros do assentamento realizamos uma pequena reunião. Nela comunicamos que Dom Geraldo, realizou uma campanha de solidariedade para ajudar eles e anunciou que a Diocese de Guajará Mirim irá contribuir financiando uma toyota para o serviço da comunidade.



Neste mesmo local ainda tem algumas famílias, restante do acampamento da vizinha Fazenda Santa Elina, palco de agressões e de tirotéios até poucos meses atrás.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam