Desmatamento cresce 811% em Rondônia, em seis meses.

Reproduzimos matéria assinada por Vinícius Teixeira - 22\08\13 do Portal da Amazônia

PORTO VELHO - Em apenas seis meses, Rondônia perdeu 41 mil hectares de área verde. São 811% mais áreas desflorestadas que de janeiro a junho do ano passado, segundo dados do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) de Rondônia. O tenente coronel do BPA, Vilson Machado, não soube informar o motivo para aumento no índice de desmatamento: "Ainda é estudado". 

Batalhão de Policiamento Ambiental aplicou R$ 13,7 milhões em multas.
Foto: Divulgação/BPA-RO 
Dos 41 mil hectares, 898 hectares foram destruídos por queimadas - queda de 34,31% sobre os 1.367 hectares do primeiro semestre do ano passado. Segundo o BPA, aos 333 autos de infração aplicados neste ano somam R$ 13.716.541,72 em multas. 

São 13,2 mil de metros cúbicos de madeira apreendida, neste ano, frente a 12,1 mil de metros cúbicos no primeiro semestre do ano passado. O volume de madeira é próximo ao divulgado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) ao Portal Amazônia: 14,1 metros cúbicos de madeira aprendidos de janeiro a junho deste ano. 

Atualmente o Batalhão da Polícia Ambiental atua com 12 operações no Estado. São 192 policiais divididos entre a sede, que fica em Candeias do Jamari (a 20 quilômetros de distância de Porto Velho) e as unidades em Jaci-Paraná, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Alta Floresta do Oeste. 

Em Rondônia 41 mil hectares foram desmatados em 2013.
Foto: Felipe Guimarães/Ibama 
Machado disse que as operações são realizadas pelo batalhão ou em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam