Dom Tomás Balduino da CPT estará em Porto Velho


CONVITE

A Comissão Pastoral da Terra de Rondônia convida o povo em geral, e em especial aos leigos, religiosas/as, pastorais, sacerdotes e a toda a Igreja de Porto Velho a se fazer presentes na 

MESA REDONDA 
que será realizada este sábado, dia 06 de Julho, às 08 h.
no Cenáculo Rainha dos Apóstolos, 
(Av Rio Madeira s/n, Bairro Nova Esperança) sobre o tema: 

 "O Espírito do Concilio Vaticano II na origem da Pastoral da Terra"

Com a presença de Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás e presidente de honra da CPT,   
Dom Antônio Possamai, bispo emérito de Ji Paraná e 
Olavo Nienow, um dos fundadores da CPT no estado, membro da Igreja Luterana (IECLB), 
e moderação de Dom Benedito de Araújo, bispo diocesano de Guajará Mirim e atual bispo acompanhante da CPT no Regional Noroeste. 



A Mesa Redonda debaterá a situação atual da Igreja, que comemora 50 anos do evento conciliar que mudou o rumo da Igreja Católica, aproximando a Igreja aos pobres, dando início no Brasil entre outras instituições, o CIMI (que este ano celebrou os 40 anos) e posteriormente, à Comissão Pastoral da Terra (CPT), que continua fiel a sua missão ao lado dos camponeses, na conquista da terra, na luta pelo meio ambiente e pela permanência no campo, assim como apoiando os direitos dos trabalhadores rurais, e em especial, no combate ao trabalho escravo. 


Com esta Mesa se iniciará a reflexão e formação que deve orientar os participantes da XIV Assembléia Regional da CPT Rondônia, que chegam o dia 05 a Porto Velho representando as equipes locais do estado.

O Tema da Assembléia foi extraído da "Gaudium et Spes", um dos principais documentos conciliares: "Partilhando as alegrias e as esperanças, comprometidos (as) com as tristeza e as angústias da Amazônia". 

Ainda os representantes da CPT e convidados dos grupos de camponeses, movimentos sociais e outras entidades presentes realizaram uma análise da conjuntura atual assessorado pelo Pe. Flávio Lazzarin, membro da Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

Pela noite está proposta a participação na Noite Cultural da Feira dos Produtos da Área Missionária (4a FEPAM) que será realizada na Paróquia São João Bosco ( Av. Brasília, 3512), contando com a participaçõ entre outros do conhecido artista e cantor camponês, Zé Pinto, de Ouro Preto do Oeste.

Finalizando, a assembleia deve escolher no domingo dia 07 as próximas prioridades de trabalho e a Equipe da Coordenação Executiva e membros do Conselho Regional, que coordenam e dirigem o trabalho das equipes locais da CPT nas paróquias, dioceses católicas e sínodo luterano de Rondônia pelos próximos três anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam